Formulário de Contato

Entre em contato conosco preenchendo os campos abaixo:

Ressignificando Limites

Nem Permissividade, Nem Autoritarismo: Aprendendo a dar limites com amor

Sobre a Imersão

A questão dos limites vai muito além de se conseguir que as crianças obedeçam e se comportem de maneira socialmente adequada. Tem a ver com a formação de seres humanos íntegros, livres, capazes de se auto manifestar criativamente e de conviver respeitosamente com outros.

No exercício da parentalidade consciente, estabelecer limites é essencial! Devemos certamente responder às necessidades dos nossos filhos, mas não ceder a meros caprichos. Não se trata de nos tornarmos subservientes e tudo fazer para agradá-los ou evitar toda e qualquer frustração. Dizer não a alguma coisa, sempre é também dizer sim a outra. Para o quê escolhemos dizer sim? Fazê-lo com firmeza e se possível, serenidade, é parte deste processo, tanto quanto aceitar e abraçar nossos filhos. Reconhecer quando e como fazê-lo vai ajudá-los a encontrar dentro deles a força emocional para se tornarem independentes e flexíveis.

Por que esta imersão?

Hoje, em grande parte, as crianças têm menos oportunidades de aprender a assumir responsabilidades e motivação. Em vez disso, muitas recebem em excesso, sem esforço algum ou empenho de sua parte, porque muitos pais acreditam que devem evitar toda e qualquer decepção, superprotegendo-os. Isso lhes tira a oportunidade de desenvolver a confiança em sua própria capacidade de lidar com os altos e baixos da vida. Também as privamos por vezes de se sentirem apreciadas pela forma com que colaboram em pequenas tarefas domésticas ou no contexto escolar e social mais amplo.

Pensando ainda em nossa formação como seres humanos e o quanto ela se funda em relacionamentos, podemos reconhecer que sem a delimitação de um espaço próprio, torna-se impossível perceber-se a si mesmo e se desenvolver como individualidade. E nossos encontros serão tão mais fecundos quanto mais respeitem os limites ou o espaço interno de cada um.

Pensando nisso elaboramos este programa com o fim de explorar, compreender e praticar o princípio da Autoridade Amorosa. Ela é produto do vínculo sustentado pelo reconhecimento do outro e da diversidade; o autoritarismo, ao contrário, é o começo da morte da aceitação da pluralidade e a imposição da força como argumento.

"Os pais que transferem a responsabilidade da criação para a escola estão oferecendo uma referência a seus filhos. Dão-lhes o exemplo que induz a pensar que não somos responsáveis por aquilo que criamos (neste caso sua própria vida) e que com dinheiro, sempre encontraremos quem se encarregue daquilo que cabe a nós; que os vínculos não se constroem com a presença e que nem o amor é um trabalho cotidiano." S Sinay

A quem se destina

Queremos oferecer este programa àqueles que entendem a tarefa de educar crianças como uma responsabilidade sagrada, uma oportunidade de autodesenvolvimento consciente permanente e que gostariam de se aprimorar na arte de estabelecer limites segundo um olhar amoroso, capaz de reconhecer as necessidades reais no desenvolvimento dos filhos/alunos/pupilos e atendê-las.

Objetivos

Construir um novo olhar para o tema dos limites – ressignificando-os

Compreender como limites se tornam chave para a liberdade

Revisitar nossas experiências passadas e aprender como livrar-nos de velhos padrões de condicionamento para sermos capazes de oferecer novas referências

Aprender a executar um “não” com firmeza e serenidade

Ajudar a lidar com as emoções: reconhecer o valor pedagógico da frustração e referências de autorregulação

Aprender a substituir castigo e recompensa por consequência e motivação

Compreender os fundamentos espirituais para a educação da vontade

Informações do Evento

Data: de 23/07/2025 às 8h30 até 26/07/2025 até a hora do almoço

Local: Fazenda Serrinha - Bragança Paulista

Investimento:

R$ 1750,00 (pagamento por pix, podendo ser parcelado até a data do evento)

A hospedagem deve ser paga diretamente à Fazenda Serrinha, no valor total de R$1450,00 podendo ser parcelado no cartão em até 10 x ( com o acréscimo das taxas devidas – mais informações na ficha de inscrição)

Ficha de Inscrição

Facilitadoras

Ana Paula Izidoro Cury

Ana Paula Izidoro Cury

Mãe de três filhos, fundadora da Escola de Famílias da Escola Waldorf Rudolf Steiner, fundadora e coordenadora do Projeto Social Semear em Paraisópolis e membro do MOVEH – movimento pela Educação Humanizadora.
Docente da ANEP (Associação Nacional de Educação Pré-natal) e instituições antroposóficas, além de pesquisadora e conferencista sobre temas como Antroposofia, Saúde e Educação. Membro da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica e da Sociedade Antroposófica no Brasil. Aconselhadora biográfica.
Médica formada em 1988 pela UFMG, pós-graduada em Medicina Antroposófica. Formação complementar em Nova Medicina Germânica, Somatic Experience, Biomagnetismo Médico e PSYCH-K. Master Practitioner em Programação Neurolinguística. Pós-graduada em Filosofia da Inovação Social (Alemanha).


Contato: apic@pnl.com.br
Gisele Salvetti

Gisele Salvetti

Mãe de 2 meninas, fundadora do Jardim dos Passarinhos, escola de educação infantil Waldorf, onde também iniciou grupos de estudos e escola de famílias. Professora de educação infantil há mais de 17 anos, atuou como terapeuta escolar no interior de São Paulo.
Membro da Sociedade Antroposófica e Seção Pedagógica do Brasil.


Contato: gisalvetti@gmail.com
Topo

This will close in 0 seconds